5 Dicas Para Cuidar Dos Seus Livros.


Quando amamos muito uma coisa é natural querermos cuidar de maneira adequada para durar mais e acho que a maioria das pessoas que gosta de ler e tem livros, seja eles poucos ou muitos, quer que dure muito tempo, por isso decidi dar algumas dicas de como prolongar a vida dos nosso preciosos livros!



1- Luminosidade e Umidade

É de extrema importância ter uma iluminação correta, isto é, os livros não devem ser expostos diretamente o sol. Muito calor faz com que as fibras de celulose percam a elasticidade e a resistência. A umidade em excesso facilita o aparecimento de mofo. Por tanto, é necessário que os livros tenham a luminosidade ambiental de 50 watts, de acordo com especialistas, e também é importante que o local dos livros tenha ventilação. 

Se sua estante tem pouca umidade, você tem a opção de espalhar pelas prateleiras algodão umido com Terebintina, que pode ser facilmente encontrada em lojas com produtos para artes ou lojas especificas para bibliotecas, devendo os algodões ser trocados a cada 3 meses, mais ou menos.


2- Limpeza

A limpeza é importante para evitar o aparecimento de traças e outros tipos de insetos. Na internet você pode encontrar diversas receitas para evitar as traças, mas a mais usada e indicada é espalhar pela estante querosene, eu acho esse método meio perigoso mas vai de pessoa para pessoa, se você for cuidadoso (a) e se sua estante for envernizada (pois querosene pode manchar) você pode tentar. Querosene pode ser encontrado em qualquer mercado da sua cidade. No meu caso eu sempre deixo a janela aberta, a cada 15 dias eu tiro todos os livros, tiro o pó deles e deixo eles perto da janela (mas deixo em um horário em que o sol não bate), limpo a estante e espalho bolinhas de Naftalina. Para a limpeza do dia a dia use um espanador, daqueles bem peludos para não danificar nenhum livro.

3- Organizar na forma vertical

Se eles ficam na forma horizontal (deitados) ou na forma diagonal, com o tempo a lombada e a capa ficaram danificados. Da mesma forma, ao retirar um livro da estante, pegue no meio da lombada, se você puxa na ponta, algum tempo depois a lombada acaba se descolando.

4- Não use a orelha do livro para marcar as páginas

Existe um numero consideravel de pessoas que para marca a página ultilizam a orelha (aba) do próprio livro, esse hábito acaba danificando a estrutura da capa e do livro em si, use um marcador, não custa nada.

5- Manuseia o livro com mãos limpas

Eu sei que essa regra é básica, mas não custa nada lembra. Também é importante não comer ou beber enquanto estiver lendo, pois pode acontecer um acidente e você pode acabar derrubando e sujando o livro. Sem falar que manter o livro limpo, mantém os insetos longe.


Dica Extra

As estantes com portas de vidro são as mais indicadas, pois as portas protegem os livros da poeira e de insetos. Não tem nenhum problema se você tive estantes aberta,são as mais usadas e as mais bonitas, mas o trabalho de manutenção é bem maior!


Espero que vocês tenham gostado das dicas, se você tem uma coloque nos comentários, vou adorar saber!!!

Boa Leitura!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo