Resenha: Blogueira.com- Antologia de Contos

Titulo: Blogueiras.com
Autor: Adrielli Almeida, Larissa Azevedo, Mariana Mortani, Mari Scotti, Raffa Fustagno, Teca Machado, Thati Machado e Thays M. de Lima.
Editora: Independente 
Paginas: 200
Ano: 2017
ISBN: 978-85-68845-04-2
Nota: 4.5/5









Blogueiras.com é uma antologia de contos de 8 autoras que possuem em comum o amor por blogar. Quando recebi o livro não imaginei que iria gostar tanto, é um livro super rápido e que trata de diversos assuntos. Irei falar resumidamente de cada conto.




Arrisque-se da Mariana Mortani

Esse conto vai ter como protagonista a Bárbara, uma blogueira literária que é convidada a participar de uma coletiva de empresa de uma série que é baseada em um livro e acaba realizando o sonho de conhecer a fantástica cidade de Londres. Nessa sua viagem, ela acaba conhecendo um cara britânico bonito, charmoso e misterioso, que deixa ela confusa, mas mesmo assim deixa ela intrigada com a personalidade dele.

A Bárbara tem uma personalidade única e que sempre tenta separar a sua vida social da sua vida profissional e é por isso que a torna única, ela é agradecida pelos seus seguidores mas ela é fiel ao que ela é, uma menina humilde que vai atrás daquilo que ela que com muita força de vontade e com muito, muito trabalho.

Devo dizer que senti muita raiva no final desse conto, até agora não acredito que ele teve aquele final (quem já leu ou vai ler vai entender o que estou falando), esse conto PRECISA de uma continuação, pra ontem!!!!!


Sentimentos as Avessas da Larissa Azevedo

A  protagonista desse conto é a Amanda (adoro personagens com esse nome kkk), que possui um blog que funciona mais como um diário e usa o pseudônimo Estrela da Manhã. Amanda sofre com o Transtorno de ansiedade e de depressão, o pensamento mais recorrente que ela tem é o suicídio. Ela se sente sozinha, porque as pessoas que estão a sua volta não a entende, apenas julgam, acham que ela louca.

Isso foi piorando cada vez mais e ela acaba fazendo terapia, seu psicólogo aconselha a ela escrever um diário, onde ela desabafaria todos os seus sentimento, seus pensamentos, mas como ela não gostava muito da ideia de escrever um diário físico ela opta em escrever um virtualmente e acaba criando o blog.

Em uma das suas idas ao psicólogo ela acaba conhecendo Ingrid, uma menina que já tentou o suicido e que aprendeu a viver a vida um dia de cada vez, ela tem dias bons e dias ruins. No primeiro momento, Amanda fica meio com o pé atrás, pois ela tem medo de ter que falar sobre o porque ela faz terapia, mais ela se surpreende ao ver que Ingrid não pergunta nada e elas acabam tendo um dia divertido e tranquilo como a muito tempo a Amanda não tem.  

No fim elas acabam criando uma amizade forte e linda, daquelas que vai durar muitos anos, uma fortalece a outra nos dias ruins. E ambas, mas principalmente a Amanda acaba melhorando e evoluindo.

Esse foi um dos contos que mais me identifiquei, não que eu tenha sido diagnosticada com depressão mais sofro de ansiedade e de alguns outros problemas e eu também tenho aqueles dias ruins e eu nunca tinha lido nada sobre uma personagem principal do livro que sofra desses transtornos. Gostei como acabou, de certa forma, teve um fim satisfatório, teve um fim muito próximo da realidade.


E a Vida me Trouxe da Raffa Fustagno

Esse conto traz como protagonista a Mafalda que vive o sonho de qualquer amante literário, que é trazer um personagem de um livro a vida. Isso mesmo, você já imaginou poder conversar, abraçar, beijar o seu personagem favorito? A Mafalda tem esse sonho realizado.

Ela acaba de sair de mais relacionamento onde o ex-namorado dela a traiu e ela resolve reler o seu livro favorito para se animar. É quando a "mágica" acontece, o seu personagem favorito pula para fora das paginas e Mafalda vê o seu amor platônico se tornar um amor real.

Ela fica meio perdida, afinal ela se vê apaixonada por um cara que não existe na realidade das outras pessoas pelo mundo.

Eu pirei com o final desse livro, sério que final foi aquele??????? Esse é outro que PRECISA de uma continuação, não foi muito justo com a Mafalda e nem com nós leitores.


Segredos da Valentina da Thati Machado

Esse conto começa com a história de amor entre Valentina e Alec, um casal de namorados que poderiam ser considerados perfeitos. Mas como nada na vida é perfeita o relacionamento acabou e esse fato deixou Valentina totalmente para baixo, ela não tinha nem forças para voltar a produzir conteúdos para o blog/canal, afinal Alec foi o maior responsável para o canal ser o que é nos dias atuais. 

Mas depois de alguns dias, Valentina começa a seguir em frente e recebe um convite para cobrir a pré-estreia de um filme em Los Angeles. O que era para ser um sonho acabou se tornando um pesadelo.

Durante uma entrevista com o ator principal do filme, Valentina acaba sofrendo assedio e acaba denunciando este ato em seu canal, mas a repercussão não foi do jeito que ela imaginava, afinal ela só queria que as pessoas tomassem consciência de seus atos e que os homens, principalmente, deve tratar todas as mulheres com o devido respeito, mas em vez disso, muitas pessoas acabam vendo esse ato como uma coisa sem sentido, uma mentira.

É então, que Valentina procura a ajuda de Elle, uma assessora, conhecida pela sua ferocidade e influencia, para ajuda-la a salvar a sua imagem e por consequência a sua carreira.

Conforme os dias vão passando, Valentina e Elle, vão se aproximando cada vez mais e ela percebe que sente uma certa atração e mais para frente percebe que o que ela sente é mais que atração ou desejo.

Não esperava que houvesse um romance entre elas, achava e torcia pela volta de Valentia e Alec, mas fiquei muito feliz com o término desse conto. A Thati mostrou que não quer dizer que você expõe a sua vida no youtube que os seus seguidores sabem de tudo sobre você. Sem falar que achei bem fofinho elas juntas!


TT da Adrielli Almeida

Ao contrário dos outros contos, Lia não gosta do que faz, afinal ela só está ajudando a sua irmã com o blog dela dedicado ao K-Pop. Um dia Lia, é obrigada, a comparecer em um evento para cobrir uma entrevista com um grupo de K-Pop muito famoso e preferido de sua irmã. 

Mas ela acaba sendo confundida com a tradutora, responsável por intermediar a entrevista, que não chega na hora e ela acaba aceitando ser a intermediária. Depois da loucura de ser a tradutora/entrevistadora do grupo, Lia acaba aprendendo muito sobre como ser uma blogueira e no fim ela acaba gostando do grupo, de todos integrantes, mesmo eles tendo personalidade diferente.

Você pode me perguntar, mas e o romance? Não tem romance nesse conto? Sim. existe um romance nesse conto e eu acho que o casal é o mais fofinho de todos, amei esse conto, não consigo nem encontrar as palavras para descrever como foi ler ele. Com toda a certeza ele é o meu favorito!


A Perfeição em Existir da Thays M. de Lima

Helena é a protagonista desse conto e uma de suas grandes paixões é viajar, tanto que o seu blog é sobre viagem, ela gosta de compartilhar as viagens que ela faz.

O destino dessa vez é Gramado, uma cidade Gaúcha, e ao visitar o museu de cera fica encanta com um ator que já foi muito famoso, mas que ela não conhece. Nesse momento, ela encontra com um homem que também encara a estátua de cera e acaba descobrindo que o homem é a pessoa representada pela estátua. Mas, ao contrario da estátua o homem que ela conhece não é mais "perfeito" e sim, cheio de cicatrizes, seja em seu corpo ou na sua alma.

Enzo, se tornou um homem amargurado, triste e recluso depois do acidente que sofreu e que tirou a sua carreira de ator que tanto amava. Em uma de suas vistas ao museu ele acaba conhecendo Helena que é uma das poucas pessoas que consegue enxerga-lo além de suas cicatrizes. Por esse motivo ele acaba convidando, meio receioso, Helena para ir ao seu restaurante favorito.

Eles acabam se conhecendo melhor e Helena tenta mostrar que não as cicatrizes que define quem as pessoas são e que o Enzo deveria para de se esconder. 

Acho que esse conto foi um dos mais profundos e o que mais me marcou. Ele é simples, mas consegue transmitir uma mensagem incrível, ninguém é perfeito e as pessoas não devem e nem podem ser definidas pelas suas imperfeições.


Canal Aline Cordeiro de Mari Scotti

Aline é um blogueira e uma youtuber capaz de fazer de tudo para alcançar o sucesso. O seu objetivo no começo do canal era falar das dificuldade que uma mãe solteira passa, mas ela acaba se distanciando desse assunto e infelizmente de seu filho, que já sente falta de sua mãe.

O termino de seu namoro, com o pai de seu filho, fez com ela passasse dificuldades financeiras e fica cada vez mais difícil passar mais tempo com o seu filho, já que ela tem como ideia o fato de que quando ela tiver o numero tal de inscrito em seu canal as coisas vão ficar melhor e aí ela vai poder se dedicar mais o seu tempo com o seu menino.

Mas ela acaba percebendo que talvez a carreira de youtuber não seja o motivo de sua paz ou de felicidade. Que talvez, não seja correto o que ela esteja fazendo, que o esforço não vai leva-la a lugar nenhum e que no fim ela vai acabar perdendo o amor de sua vida, assim como perdeu o seu namorado (que ainda continua sendo o amor de sua vida).

Esse conto tem uma realidade que sabemos que existe, mas muitas vezes preferimos ignorar. Não deve ser nem um pouco fácil ser mãe, ainda mais mãe solteira. Gostei da sinceridade desse conto, é um assunto sério, pouco abordado, mas que nesse conto teve a representatividade, ao meu ver, de forma simples e engraçada.


Conversas Literárias de Teca Machado

Esse conto traz também um sonho de todo leitor, que é poder visitar o mundo em que o livro relata, ou seja, entrar no livro e conhecer todos os lugares e personagens.

Clara compra um computador que nunca ouviu falar, mais queria aproveitar a oferta em que ele estava, e quando escreve uma resenha para postar em seu blog, ao apertar o enter para publica-lo ela entra na história do livro e apesar de se encontrar confusa ela acaba ajudando o personagem principal de sua morte e, consequentemente, o final do livro.

No começo ela imagina ser apenas um sonho maluco, mas quando ela percebe que não foi um sonho ela deseja visitar o mundo de todos os livros que leu ou que vai ler, afinal quem não iria querer fazer isso?

Gostei muito dele, fiquei me imaginando no lugar da Clara, que inveja!!!!!!



De maneira geral gostei do livro, não teve nenhum conto que não gostei e fica até difícil decidir quais foram os meus favoritos. Encontrei apenas dois erros na minha edição, um erro de diagramação no primeiro conto, 'Arrisque-se'`, e no conto "A Perfeição em existir", tem um parágrafo em que falta uma frase. É claro que esses dois erros não tira o encanto do livro, que tá em uma edição maravilhosa e apaixonante.

Adquiri o meu exemplar com a autora Thays M de Lima, que por sinal, é uma fofa e que me enviou junto com o livro, marcadores, imã, botton e é claro que veio autografado por ela. Amei o carinho!!!!

O kit veio assim:

 


 






Se você quiser adquirir o seu, você pode entrar em contato com alguma das autoras ou é só clicar aqui!


Espero que tenham gostado, até a próxima.

Boa Leitura!!!








Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo